quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Estudo classifica banda-larga no Brasil como 'abaixo da necessidade atual'

- A qualidade do serviço de banda larga no Brasil foi considerado insuficiente para as necessidades atuais, de acordo com um estudo mundial conduzido pelas universidades de Oxford e Oviedo e patrocinado pela Cisco. O Brasil aparece na 45ª posição no estudo, atrás de dois dos outros três países que compõem o grupo dos Bric: Rússia está em 18º lugar e China na 43ª colocação, enquanto a Índia ocupa a 63ª posição.

A Coreia do Sul ultrapassou o Japão e a Suécia e assumiu a liderança no ranking anual, ajudada por incentivos do governo para tornar a nação como líder no mundo de tecnologia da informação. Na Coreia do Sul, o governo se comprometeu a garantir acesso universal a 1Gbps (gigabit por segundo) até 2012.

Segundo o estudo, a velocidade média mundial de download hoje em dia é de 4.75Mbps (megabits por segundo) e a de upload, 1.3Mbps. Para determinar as necessidades do internauta comum, os pesquisadores usaram como padrão alguns dos aplicativos online mais populares, como os de compartilhamento de fotos, videochamadas no Skype e YouTube.

Apenas nove países superam essas necessidades, podendo ser considerados prontos para o futuro da internet, que exigirá conexões mais estáveis e rápidas para aplicativos como TV de alta definição online.

Os nove países mais bem colocados são Coreia do Sul, Japão, Suécia, Lituânia, Bulgária, Letônia, Holanda, Romênia e Dinamarca. Segundo os pesquisadores, a velocidade média de download necessária para esse "futuro" é de 11.25Mbps, enquanto a de upload é de 5Mbps. No ano passado, apenas o Japão cumpria essas exigências.

A aparição de países menos desenvolvidos, como Romênia e Bulgária, no topo do ranking se explica pelo investimento feito pelas operadoras de algumas nações do Leste Europeu em equipamentos mais modernos, deixando para trás os serviços prestados em outros países, informa o NY Times.

Segundo a BBC, a pesquisa foi baseada em 24 milhões de testes de velocidade feitos em 66 países através do site speedtest.net. Além disso, os pesquisadores analisaram a penetração da banda larga nos países.

Países prontos para o futuro:

Coreia do Sul, Japão, Suécia, Lituânia, Bulgária, Letônia, Holanda, Romênia e Dinamarca

Países confortáveis com as necessidades atuais:

Suíça, República Tcheca, Noruega, EUA, Eslováquia, Portugal, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Rússia, Bélgica, Eslovênia, Taiwan, Áustria e Hong Kong

Países de acordo com as necessidade atuais:

Islândia, Estônia, Grécia, Cingapura, Canadá, Reino Unido, Austrália, Espanha, Polônia, Nova Zelândia, Ucrânia, Turquia, Irlanda e Itália

Países abaixo das necessidades atuais:

Malta, Luxemburgo, Chile, China, Qatar, Brasil, Argentina, Arábia Saudita, Chipre, Costa Rica, Bahrain, Tailândia, Tunísia, México, Filipinas, Emirados Árabes, Malásia, Paquistão, Colômbia, Marrocos, Vietnã, África do sul e Indonésia.

fonte http://oglobo.globo.com/